quinta-feira, 16 de outubro de 2008

"Laurear a pevide"
Eu confesso que não sei de onde vem mas no blog Gang Tuga está esta explicação (da qual tenho as minhas reservas):
"A expressão laurear a pevide vem de dois mundos paralelos, mas que nunca se contactam (ou se o fazem não o admitem, o que degenerou em bastardos e traições!).
O laurear vem de coroar, de reconhecimento de grandeza. Os louros do triunfo de César em Roma e o louro das espetadas da Madeira. Dois exemplos vitoriosos e supremos nas suas categorias!
A pevide vem da taberna e do tasquinhol! Nasce na abóbora porqueira (e não porcalhona!) e é salgada no grosso (sal grosso, evitemos as confusões). Requere-se com a bela da jola e acompanha o tremoço. Avista-se com as rudes mãos do Zé Joaquim a abocanhà-la com grande alegria (leia-se alcoolémia e algazarra).O engraçado é pensar que a abóbora mãe da pevide serve para cozinhar alguns dos mais aclamados pratos e doçaria de que um gourmet se pode lembrar e de que o louro serve para temperar as bifanas que se vendem nas roulottes, tascas e tabernis dos recônditos cantos de culto do Zé Povinho! E a pevide seca, mas não salgada, participa em haute cuisine, contribuindo para alguns consomés e gelados, perdão, sorvettes, servidos em afamados restaurantes Michelin!
Da união destas duas dimensões nasceu o laurear da pevide, que significa reconhecer a sua grandeza e dignidade e portanto prestar-lhe um merecido passeio. Acrescente-se que a pevide sai do seu mundo pela vontade do seu detentor e o laureus dà-se ao Figo uma vez por ano!"

1 comentário:

Unknown disse...

Laurear a pevide, dizer transmontano, meter as pevides em remolho com folhas de louro, dar perfume, perfumar-se para o baile.
De laurear, vadiar.