terça-feira, 21 de outubro de 2008

"Résvés Campo de Ourique"

Significado: Por um triz; à justa.
Origem: Marina Tavares Dias, no seu livro Lisboa Misteriosa (1ª ed., Lisboa: Quimera, 2004), dedica o capítulo "O mistério das palavras" ao esclarecimento de expressões correntes que, de algum modo, a historiadora associa à cidade de Lisboa. Aí se explica que a expressão resvés Campo de Ourique remonta ao traçado urbano da Lisboa oitocentista: a circunvalação que traçava os limites da cidade passava dentro do próprio bairro de Campo de Ourique, na rua Maria Pia, pelo que o bairro era considerado à justa parte de Lisboa (a zona do Casal Ventoso já era exterior às portas da cidade). Os limites da cidade são actualmente mais abrangentes mas a expressão cristalizou-se e permanece na linguagem corrente.

Outra explicação:
No terramoto de 1755 que atingiu Lisboa, os 35 arcos do Aqueduto das Águas Livres sobreviveram sem rachadura. Diz quem sabe, que ficam situados na junção de duas placas do Cretácio Superior, muito perto de uma falha sísmica, a de Campo de Ourique. Por isso se diz que quando alguma coisa escapou por milagre "foi résvés, Campo de Ourique".

(fonte: http://bell-tira-teimas.blogspot.com/2008/03/resvs-campo-de-ourique.html)

Este blogue "tira-teimas" dá resposta a uma série de dizeres.

2 comentários:

Lady Me disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Lady Me disse...

Engraçado que até há uma ano atrás não conhecia a expressão de lado nenhum e agora até eu a uso... Foi uma amiga de Arcos de Valdevez que a trouxe pro meu vocabulário. Acho certa piada a esta expressão :) E agora já sei de onde vem e faz sentido!